13 de abril de 2008

13 / 30 - Livro


13 / 30
Upload feito originalmente por Márcia Abreu

30 Day Macro Challenge.

Lindo este livro.
Do Escher.
Mas a encadernação foi presente da Carol para a Regina.
Quem fez o trabalho foi a Shirlei, noiva do meu irmão, que aprendeu este ofício com o meu pai, Antônico Frederico.
Meu pai é encadernador e dourador desde os 16 anos. Nunca fez outra coisa na vida. Hoje em dia ele tem algumas limitações pra continuar com o trabalho, mas ensinou-o a várias pessoas, da família ou não. Da família meu irmão e minha cunhada, a Shirlei, aprenderam tudo o que ele pôde ensinar.
Eu nunca quis aprender!
Que tola!
Uma pena.
É um trabalho tão lindo!
Ainda quero aprender.

Eu lembro do meu pai dourando livros à luz de velas quando eu ainda era criança, por volta dos 5 anos.
Ele era tão jovem e eu tão pequena.
Depois fui muitas vezes ao seu trabalho no Mosteiro de São Bento. Eu achava fascinante aquele maquinário todo.
A guilhotina gigante. Um prensa enorme, que eu gostava de brincar, pq ficava girando aquela roda, tipo um volante de automóvel.
Costurar eu nunca tentei.
Nem dourar. Mas os tipos são lindos... fascinantes. Dá pra ficar olhando pra eles por muito tempo.
Se eu já tivesse uma câmera de fotografar naquela época!...

"Ô pai, eu fui uma tonta. Desculpa! Um dia eu ainda deixo vc me ensinar."

Ele precisa saber que escrevi isso, pq ele nem desconfia dessas minhas lembranças.

2 comentários:

Anônimo disse...

você devia ir lá conversar com ele... observá-lo, aproveita e tira fotos que é o que você tanto gosta. Ele vai ficar feliz tenho certeza. E quebra logo esta barreira e pede para aprender... vai me esperar ir aí para pegar umas aulas com seu pai?
Abraço querida!

Unknown disse...

eu vou com a Babz! eu gostaria muito de ver um encadernador antigo no seu ofício! só ficar olhando - com aquele olho espichado de criança querendo o doce que não consegue alcançar :)
isso! tira fotos!!! tuas fotos são maravilhosas - adorei esta do livro (esqueci de favoritar no flickr - vou lá).